Disciplina EP146


Disciplina EP 146 A  – Educação e Tecnologia

2º Semestre de 2012

Prof. Responsável: Prof. Dr. Sergio Ferreira do Amaral
Horário: Segunda – Feira  das 19:00 hrs até 22:00 hrs

1. Introdução
O consumo das novas tecnologias de informação e comunicação, em especial da Internet e da televisão são uma realidade inquietante, não só pela quantidade de tempo que diariamente são dedicados a estes meios, pelos diversos setores da sociedade, mas também, pelos valores das mensagens transmitidas.
Hoje em dia, praticamente tudo é visto pela tela da televisão ou pela tela do computador. Assim, é necessário que a instituição escolar esteja preparada para educar com e para os meios. A educação terá de formar pessoas que irão enfrentar um mundo diferente, o digital. Consequentemente, terá que fazer com que estas pessoas sejam competentes na utilização e manejo das tecnologias digitais.
Pensar a tecnologia digital interativa como objetivo no desenvolvimento de práticas pedagógica que visem a aproximação da Educação com convergência das tecnologias digitais, para isto, partimos de um pressuposto simples: apesar de ser a televisão o fenômeno cultural mais impressionante da história da humanidade, é a prática para qual menos se prepara os cidadãos, por isto, é necessário contextualizar uma pedagogia da comunicação que leve em consideração a realidade atual do sistema educativo, profundamente marcado pelas novas tecnologias.
Uma pedagogia da comunicação que tenha como objetivos: difundir e orientar produções audiovisuais realizadas pelos próprios alunos; abordar a linguagem audiovisual a partir de análises dos gêneros televisivos. Uma pedagogia que seja capaz de desencadear ações em educadores interessados em formar alunos críticos e ativos para os novos meios.

2. Ementa
A disciplina desenvolver-se-á de duas formas diferenciadas, a Presencial e a Virtual (através de um programa Teleduc).
Temos como ponto central o estudo, concepção e desenvolvimento de conteúdo, mediatizado pela tecnologia digital  interativa aplicado na educação, dando destaque a utilização ao vídeo digital como elemento de comunicação e educação.
Ressalte-se que as aulas teóricas e práticas estarão fundindo-se, e as ações não se reduzirão ao espaço formal da aula.

3. Objetivos
A disciplina pretende oferecer uma introdução ao conhecimento de diferentes quadros de referência e de alguns paradigmas relacionados à utilização da linguagem digital interativa em contextos educativos, tais como:
1. A exploração didática pedagógica do vídeo digital interativo pelo docente como meio reflexivo e motivador (a grande possibilidade tecnológica de qualquer pessoa ser um produtor de mensagens).
2. Estabelecimento de um espaço de ensino - aprendizagem mediatizado pela linguagem digital interativa, como um desafio à escola atual, que precisa lutar para engajar nossos docentes e alunos no progresso tecnológico de nosso tempo, procurando desenvolver práticas alternativas visando usufruir os benefícios dos meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem;
3. Desenvolver e estabelecer uma prática metodológica visando a produção de conteúdo programático utilizando-se da linguagem digital interativa preparados pelos professores e alunos das escolas .
4. Discussão temática da Educomunicação .
Buscaremos refletir ao longo da disciplina  sobre esses e outros assuntos relacionados ao tema, a partir de uma visão crítica sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação no contexto da realidade educacional brasileira.

4. Conteúdos Programáticos
1 – Tecnologia  e Educação  em contexto da Sociedade de Informação
2 - Linguagem Digital Interativa: Novas Competências
3 - Convergência da Tecnologia Digital
4 - Educomunicação

5. Metodologia

Os temas serão desenvolvidos através de exposição oral e debates. Sempre que possível, serão exibidos vídeos relacionados aos temas em questão; realizaremos também pesquisas designadas a grupos de alunos e/ou individualmente, além de leituras para discussão em sala de aula,  o debate será realizado no espaço virtual que será criado coletivamente nas aulas práticas no laboratório de informática.
Será também oferecido a possibilidade dos alunos em grupo produzirem conteúdo em vídeo digital abordando questões centradas na Educação e Tecnologias. 

6. Avaliação
A avaliação deve ser processual e contínua, tendo como objetivo maior, apontar no percurso, as dificuldades e avanços em relação à compreensão dos conhecimentos.
Assim, propomos para a disciplina, que a avaliação seja feita durante todo o processo, onde as aulas expositivas, leituras, debates e pesquisas desenvolvidas culminarão em produções individuais e/ou coletivas, onde serão considerados: a clareza das idéias, compreensão dos assuntos estudados e o posicionamento crítico perante as seguintes produções:

Item 1: Produções escritas disponibilizada no ambiente Teleduc - através do espaço Fórum de discussão;
Item 2: Pesquisas - Através da publicação de pelo menos três textos de no mínimo 02 laudas abordando questões relacionadas aos itens do conteúdo programático;
Item 3: Debates e avaliação coletiva da produção do vídeo -através da participação no teleduc e da presença na sala de aula.
Item 4: Produção de um seminário em grupo tematizando a questão da Educomunicação e a Educação

Para avaliação será atribuída os seguintes critérios:
O item 1 - 10% da nota final
O item 2 -  30% da nota final
O item 3 -  10% da nota final
O item 4 - 50% da nota final

Nenhum comentário:

Postar um comentário